Jogos Pan-Americanos
Os jogos Pan-Americanos foram inspirados nas Olimpíadas, porém os países que participam são apenas do continente Americano. Os jogos acontecem de 4 em 4 anos e os países sedes se revezam entre América do Norte, América-Central e América do Sul.
Após as Olimpíadas de 1932 alguns países Latino-Americanos pertencentes da COI (Comitê Olímpico Internacional) decidiram criar uma competição entre as Américas para desenvolver o esporte na região, esta competição mais tarde se tornou os jogos Pan-Americanos. A primeira edição dos jogos Pan-Americanos ocorreu em 1951 em Buenos Aires, capital da Argentina, na qual os Estados Unidos não participou devido a participação na 2ª Guerra Mundial. Nem todos os países participaram, no qual apenas 21 países colocaram seus atletas na competição.
Para ajudar na organização do Pan-Americano foi criado a ODEPA (Organização Desportiva do Pan-Americano) em 1955 no qual 42 países fazem parte e agora estes competem em todos os Pan-Americanos.
No Brasil o Pan-Americano foi realizado em 1963 em São Paulo no qual 22 países participaram. Mais tarde outro Pan também fora realizado no Brasil, mas desta vez no Rio de Janeiro em 2007 e com 42 países participantes.
A tocha é acesa desde as primeiras edições, como nas Olimpíadas. Porém o surgimento das mascotes nos jogos Pan-Americanos em 1979, em Porto Rico, onde foi homenageado um sapo comum do país que fora utilizado como mascote. No Brasil, em 2007, foi escolhido o sol Cauê, que significa homem bondoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário